Formação Profissional

Formação Profissional de Mindfulness & Manejo Emocional na Prática Clínica

A Formação Profissional de Mindfulness & Manejo Emocional na Prática Clínica capacita profissionais para atuarem como instrutores do protocolo MBRP, que tem como escopo principal a prevenção de reatividades por meio de práticas e fundamentos de mindfulness. Originalmente desenhado para prevenir recaídas de comportamentos aditivos, após pesquisas científicas e atividades de extensão universitária o escopo do MBRP foi ampliado para auxiliar no desenvolvimento de manejo emocional para os mais diferentes quadros, incluindo ansiedade, insônia, impulsividade e dependências. Importante destacar que não visa ser uma estratégia isolada para tratamento desses quadros, e sim uma prática complementar.

Para saber mais sobre o protocolo MBRP clique aqui (hiperlink para a página que explica o protocolo)
A formação possui atividades teóricas e vivenciais, e segue as diretrizes de boas práticas e de formadores de instrutores de mindfulness adotadas pela Rede Brasileira de Mindfulness. Foi desenvolvida pela Prof. Sarah Bowen, idealizadora do MBRP nos Estados Unidos, que treinou e supervisiona a equipe do Medita Nepsis para oferecer a formação no Brasil, saiba mais.(hiperlink para a parte do histórico do nosso centro ou o que é o nosso centro, não sei bem onde tá essa informação).
A certificação completa consiste nos módulos Introdutório, TeóricoAvançado. Além disso, o aluno precisará conduzir um grupo de oito semanas sob supervisão (mínimo de 4 encontros). Após realizar o módulo Introdutório, os demais módulos poderão ser feitos na sequência que parecer mais útil para o desenvolvimento de cada um. Cada módulo é ofertado uma vez ao ano, e a Supervisão poderá ser agendada ao longo da formação de acordo com a disponibilidade em comum do aluno e supervisor.
 

Formação Completa de Mindfulness & Manejo Emocional na Prática Clínica

Para quem se destina e recomendações aos interessados:

  • Profissionais com graduação na saúde e demais áreas de atendimento clínico;
  • É necessário já ter participado de um grupo de 8 semanas de mindfulness para desenvolvimento pessoal, procurando estabelecer práticas pessoais regulares de mindfulness;
  • Ter conhecimento sobre as especificidades do público-alvo para o qual deseja aplicar o programa.

Ao final do curso o aluno estará apto a:

  • Obter uma compreensão experiencial e intelectual dos princípios de MBRP;
  • Definir e descrever a integração dos princípios da Prevenção de Recaída com técnicas de Mindfulness;
  • Praticar e conduzir exercícios de MBRP;
  • Reconhecer e descrever temas clínicos e logísticos que surgem ao se conduzir programas de MBRP;
  • Desenvolver e/ou aprofundar sua própria prática de meditação Mindfulness, através de momentos de práticas formais , como uma forma de ser e estar na vida diária, tendo a necessidade de praticar regularmente para obter sucesso com esta modalidade de  tratamento.

 

Datas dos próximos módulos
O curso de formação profissional pela UNIFESP foi temporariamente interrompido em função da pandemia, sem previsão de retorno. Caso tenha interesse em formação no protocolo MBRP, podem ser contatados os seguintes centros.

 

Contato

+55 (11) 1234-5678
meditanepsis@gmail.com
Siga as nossas redes sociais
Rua Napoleão de Barros, 925
Vila Clementino - São Paulo/SP
CEP: 04023-062


© 2013 2022 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp | Sobre o portal  | Comunicar erros no site

Please publish modules in offcanvas position.